Title: | A produção da cultura infantil e os espaços digitais |
Author: | SEAD UFRGS |
Abstract: | As crianças de hoje estão imersas em uma nova cultura social que se dá em rede. Os espaços e as relações infantis mudaram, bem como seu modo de brincar e suas formas de pensar e construir sua realidade. Logo, as experiências e vivências das crianças estruturam-se e se desenvolvem de maneira diferente do que em outras épocas, devido às distintas expressões das novas tecnologias e dos meios de comunicação. Com o advento da internet, a comunicação e a interação, através do meio virtual, tem-se tornado cada vez mais presente em todos os aspectos na vida das crianças, redimensionando talvez, a função do seu universo imaginário. O professor de Educação Infantil precisa produzir-se a partir daí¬ como educador da ciberinfância, ter clareza destas mudanças e destes novos espaços educacionais, a fim de reconfigurar a sua prática pedagógica, respondendo às novas demandas da sala de aula. Nesta perspectiva, este objeto de aprendizagem pretende problematizar as relações entre a infância e o mundo digital atual e globalizado. Muitos ciberinfantes têm acesso às tecnologias desde que nascem, entende de iní¬cio o computador como um brinquedo, no entanto, nós professores precisamos cada vez mais entender seus efeito sobre a constituição do sujeito infantil, visto que tal tecnologia é atravessada por diferentes valores culturais. Desta forma, este objeto se propõe a apresentar uma linha do tempo, mostrando a evolução dos espaços digitais das crianças, suas implicações pedagógicas e culturais. Dentre os principais conceitos a serem discutidos, destacam-se: (1) os primeiros jogos para computador e a introdução da informática no cotidiano das crianças; (2) os softwares educativos, sua disseminação e implicações pedagógicas; (3) os portais comerciais e sua influência na produção da cultura infantil e (4) os softwares sociais e as novas formas de relação interpessoal das crianças. As atividades do objeto serão em forma de desafios, favorecendo a reflexão sobre os temas abordados. Também serão disponibilizados recursos como um guia para o professor com propostas metodológicas, leituras complementares, vídeos e glossário. O objeto será enquadrado no padrão LTSC de metadados, permitindo seu encontro através de qualquer site de busca. Uma das características deste objeto é a sua vinculação deste com disciplinas de graduação e pós-graduação, cursos da UAB e cursos de formação de professores de Educação Infantil de caráter extensivo. |
URI: |
www.nuted.edu.ufrgs.br/ei2008
www.nuted.edu.ufrgs.br/ei2008/ciberinfancia www.nuted.edu.ufrgs.br/objetos http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/123456789/390 |
Date: | -03-01 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
There are no files associated with this item. |