A produção da cultura infantil e os espaços digitais

DSpace Repository

A produção da cultura infantil e os espaços digitais

Show full item record

Title: A produção da cultura infantil e os espaços digitais
Author: SEAD UFRGS
Abstract: As crianças de hoje estão imersas em uma nova cultura social que se dá em rede. Os espaços e as relações infantis mudaram, bem como seu modo de brincar e suas formas de pensar e construir sua realidade. Logo, as experiências e vivências das crianças estruturam-se e se desenvolvem de maneira diferente do que em outras épocas, devido às distintas expressões das novas tecnologias e dos meios de comunicação. Com o advento da internet, a comunicação e a interação, através do meio virtual, tem-se tornado cada vez mais presente em todos os aspectos na vida das crianças, redimensionando talvez, a função do seu universo imaginário. O professor de Educação Infantil precisa produzir-se a partir daí¬ como educador da ciberinfância, ter clareza destas mudanças e destes novos espaços educacionais, a fim de reconfigurar a sua prática pedagógica, respondendo às novas demandas da sala de aula. Nesta perspectiva, este objeto de aprendizagem pretende problematizar as relações entre a infância e o mundo digital atual e globalizado. Muitos ciberinfantes têm acesso às tecnologias desde que nascem, entende de iní¬cio o computador como um brinquedo, no entanto, nós professores precisamos cada vez mais entender seus efeito sobre a constituição do sujeito infantil, visto que tal tecnologia é atravessada por diferentes valores culturais. Desta forma, este objeto se propõe a apresentar uma linha do tempo, mostrando a evolução dos espaços digitais das crianças, suas implicações pedagógicas e culturais. Dentre os principais conceitos a serem discutidos, destacam-se: (1) os primeiros jogos para computador e a introdução da informática no cotidiano das crianças; (2) os softwares educativos, sua disseminação e implicações pedagógicas; (3) os portais comerciais e sua influência na produção da cultura infantil e (4) os softwares sociais e as novas formas de relação interpessoal das crianças. As atividades do objeto serão em forma de desafios, favorecendo a reflexão sobre os temas abordados. Também serão disponibilizados recursos como um guia para o professor com propostas metodológicas, leituras complementares, vídeos e glossário. O objeto será enquadrado no padrão LTSC de metadados, permitindo seu encontro através de qualquer site de busca. Uma das características deste objeto é a sua vinculação deste com disciplinas de graduação e pós-graduação, cursos da UAB e cursos de formação de professores de Educação Infantil de caráter extensivo.
URI: www.nuted.edu.ufrgs.br/ei2008
www.nuted.edu.ufrgs.br/ei2008/ciberinfancia
www.nuted.edu.ufrgs.br/objetos
http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/123456789/390
Date: -03-01


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account