dc.contributor.author |
SEAD UFRGS |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2011-03-21T20:22:11Z |
|
dc.date.available |
2011-03-21T20:22:11Z |
|
dc.date.issued |
-03-01 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
www.nuted.edu.ufrgs.br/ei2008 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
www.nuted.edu.ufrgs.br/ei2008/ciberinfancia |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
www.nuted.edu.ufrgs.br/objetos |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/123456789/390 |
|
dc.description.abstract |
As crianças de hoje estão imersas em uma nova cultura social que se dá em rede. Os espaços e as relações infantis mudaram, bem como seu modo de brincar e suas formas de pensar e construir sua realidade. Logo, as experiências e vivências das crianças estruturam-se e se desenvolvem de maneira diferente do que em outras épocas, devido às distintas expressões das novas tecnologias e dos meios de comunicação. Com o advento da internet, a comunicação e a interação, através do meio virtual, tem-se tornado cada vez mais presente em todos os aspectos na vida das crianças, redimensionando talvez, a função do seu universo imaginário. O professor de Educação Infantil precisa produzir-se a partir daí¬ como educador da ciberinfância, ter clareza destas mudanças e destes novos espaços educacionais, a fim de reconfigurar a sua prática pedagógica, respondendo às novas demandas da sala de aula. Nesta perspectiva, este objeto de aprendizagem pretende problematizar as relações entre a infância e o mundo digital atual e globalizado. Muitos ciberinfantes têm acesso às tecnologias desde que nascem, entende de iní¬cio o computador como um brinquedo, no entanto, nós professores precisamos cada vez mais entender seus efeito sobre a constituição do sujeito infantil, visto que tal tecnologia é atravessada por diferentes valores culturais. Desta forma, este objeto se propõe a apresentar uma linha do tempo, mostrando a evolução dos espaços digitais das crianças, suas implicações pedagógicas e culturais. Dentre os principais conceitos a serem discutidos, destacam-se: (1) os primeiros jogos para computador e a introdução da informática no cotidiano das crianças; (2) os softwares educativos, sua disseminação e implicações pedagógicas; (3) os portais comerciais e sua influência na produção da cultura infantil e (4) os softwares sociais e as novas formas de relação interpessoal das crianças. As atividades do objeto serão em forma de desafios, favorecendo a reflexão sobre os temas abordados. Também serão disponibilizados recursos como um guia para o professor com propostas metodológicas, leituras complementares, vídeos e glossário. O objeto será enquadrado no padrão LTSC de metadados, permitindo seu encontro através de qualquer site de busca. Uma das características deste objeto é a sua vinculação deste com disciplinas de graduação e pós-graduação, cursos da UAB e cursos de formação de professores de Educação Infantil de caráter extensivo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
8388608 |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
text/html |
pt_BR |
dc.language.iso |
PT-BR |
pt_BR |
dc.relation.requires |
netscape communicator |
pt_BR |
dc.rights |
Livre, desde que referenciados os autores. |
pt_BR |
dc.subject |
educação infantil, estudos culturais, informática na educação |
pt_BR |
dc.title |
A produção da cultura infantil e os espaços digitais |
pt_BR |
dc.description.version |
1 |
pt_BR |
dc.description.status |
final |
pt_BR |
dc.type.interactivitytype |
mixed |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
lecture |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
slide |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
index |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
figure |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
narrative |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
experiment |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
problem |
pt_BR |
dc.format.duration |
PT04H17M18S |
pt_BR |
dc.audience.educationLevel |
school |
pt_BR |
dc.audience.educationLevel |
higher education |
pt_BR |
dc.audience.age |
adultos |
pt_BR |
dc.type.usedescription |
As crianças de hoje estão imersas em uma nova cultura social que se dá em rede. Os espaços e as relações infantis mudaram, bem como seu modo de brincar e suas formas de pensar e construir sua realidade. Logo, as experiências e vivências das crianças estruturam-se e se desenvolvem de maneira diferente do que em outras épocas, devido às distintas expressões das novas tecnologias e dos meios de comunicação. Com o advento da internet, a comunicação e a interação, através do meio virtual, tem-se tornado cada vez mais presente em todos os aspectos na vida das crianças, redimensionando talvez, a função do seu universo imaginário. O professor de Educação Infantil precisa produzir-se a partir daí¬ como educador da ciberinfância, ter clareza destas mudanças e destes novos espaços educacionais, a fim de reconfigurar a sua prática pedagógica, respondendo às novas demandas da sala de aula. Nesta perspectiva, este objeto de aprendizagem pretende problematizar as relações entre a infância e o mundo digital atual e globalizado. Muitos ciberinfantes têm acesso às tecnologias desde que nascem, entende de iní¬cio o computador como um brinquedo, no entanto, nós professores precisamos cada vez mais entender seus efeito sobre a constituição do sujeito infantil, visto que tal tecnologia é atravessada por diferentes valores culturais. Desta forma, este objeto se propõe a apresentar uma linha do tempo, mostrando a evolução dos espaços digitais das crianças, suas implicações pedagógicas e culturais. Dentre os principais conceitos a serem discutidos, destacam-se: (1) os primeiros jogos para computador e a introdução da informática no cotidiano das crianças; (2) os softwares educativos, sua disseminação e implicações pedagógicas; (3) os portais comerciais e sua influência na produção da cultura infantil e (4) os softwares sociais e as novas formas de relação interpessoal das crianças. As atividades do objeto serão em forma de desafios, favorecendo a reflexão sobre os temas abordados. Também serão disponibilizados recursos como um guia para o professor com propostas metodológicas, leituras complementares, vídeos e glossário. O objeto será enquadrado no padrão LTSC de metadados, permitindo seu encontro através de qualquer site de busca. Uma das características deste objeto é a sua vinculação deste com disciplinas de graduação e pós-graduação, cursos da UAB e cursos de formação de professores de Educação Infantil de caráter extensivo. |
pt_BR |
dc.rights.cost |
no |
pt_BR |
dc.rights.copyright |
no |
pt_BR |
dc.type.interactivityLevel |
medium |
pt_BR |
dc.audience.intendedEndUserRole |
techer |
pt_BR |