A produção da cultura infantil e os espaços digitais

DSpace Repository

A produção da cultura infantil e os espaços digitais

Show simple item record

dc.contributor.author SEAD UFRGS pt_BR
dc.date.accessioned 2011-03-21T20:22:11Z
dc.date.available 2011-03-21T20:22:11Z
dc.date.issued -03-01 pt_BR
dc.identifier.uri www.nuted.edu.ufrgs.br/ei2008 pt_BR
dc.identifier.uri www.nuted.edu.ufrgs.br/ei2008/ciberinfancia pt_BR
dc.identifier.uri www.nuted.edu.ufrgs.br/objetos pt_BR
dc.identifier.uri http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/123456789/390
dc.description.abstract As crianças de hoje estão imersas em uma nova cultura social que se dá em rede. Os espaços e as relações infantis mudaram, bem como seu modo de brincar e suas formas de pensar e construir sua realidade. Logo, as experiências e vivências das crianças estruturam-se e se desenvolvem de maneira diferente do que em outras épocas, devido às distintas expressões das novas tecnologias e dos meios de comunicação. Com o advento da internet, a comunicação e a interação, através do meio virtual, tem-se tornado cada vez mais presente em todos os aspectos na vida das crianças, redimensionando talvez, a função do seu universo imaginário. O professor de Educação Infantil precisa produzir-se a partir daí¬ como educador da ciberinfância, ter clareza destas mudanças e destes novos espaços educacionais, a fim de reconfigurar a sua prática pedagógica, respondendo às novas demandas da sala de aula. Nesta perspectiva, este objeto de aprendizagem pretende problematizar as relações entre a infância e o mundo digital atual e globalizado. Muitos ciberinfantes têm acesso às tecnologias desde que nascem, entende de iní¬cio o computador como um brinquedo, no entanto, nós professores precisamos cada vez mais entender seus efeito sobre a constituição do sujeito infantil, visto que tal tecnologia é atravessada por diferentes valores culturais. Desta forma, este objeto se propõe a apresentar uma linha do tempo, mostrando a evolução dos espaços digitais das crianças, suas implicações pedagógicas e culturais. Dentre os principais conceitos a serem discutidos, destacam-se: (1) os primeiros jogos para computador e a introdução da informática no cotidiano das crianças; (2) os softwares educativos, sua disseminação e implicações pedagógicas; (3) os portais comerciais e sua influência na produção da cultura infantil e (4) os softwares sociais e as novas formas de relação interpessoal das crianças. As atividades do objeto serão em forma de desafios, favorecendo a reflexão sobre os temas abordados. Também serão disponibilizados recursos como um guia para o professor com propostas metodológicas, leituras complementares, vídeos e glossário. O objeto será enquadrado no padrão LTSC de metadados, permitindo seu encontro através de qualquer site de busca. Uma das características deste objeto é a sua vinculação deste com disciplinas de graduação e pós-graduação, cursos da UAB e cursos de formação de professores de Educação Infantil de caráter extensivo. pt_BR
dc.format.extent 8388608 pt_BR
dc.format.mimetype text/html pt_BR
dc.language.iso PT-BR pt_BR
dc.relation.requires netscape communicator pt_BR
dc.rights Livre, desde que referenciados os autores. pt_BR
dc.subject educação infantil, estudos culturais, informática na educação pt_BR
dc.title A produção da cultura infantil e os espaços digitais pt_BR
dc.description.version 1 pt_BR
dc.description.status final pt_BR
dc.type.interactivitytype mixed pt_BR
dc.instructionalMethod lecture pt_BR
dc.instructionalMethod slide pt_BR
dc.instructionalMethod index pt_BR
dc.instructionalMethod figure pt_BR
dc.instructionalMethod narrative pt_BR
dc.instructionalMethod experiment pt_BR
dc.instructionalMethod problem pt_BR
dc.format.duration PT04H17M18S pt_BR
dc.audience.educationLevel school pt_BR
dc.audience.educationLevel higher education pt_BR
dc.audience.age adultos pt_BR
dc.type.usedescription As crianças de hoje estão imersas em uma nova cultura social que se dá em rede. Os espaços e as relações infantis mudaram, bem como seu modo de brincar e suas formas de pensar e construir sua realidade. Logo, as experiências e vivências das crianças estruturam-se e se desenvolvem de maneira diferente do que em outras épocas, devido às distintas expressões das novas tecnologias e dos meios de comunicação. Com o advento da internet, a comunicação e a interação, através do meio virtual, tem-se tornado cada vez mais presente em todos os aspectos na vida das crianças, redimensionando talvez, a função do seu universo imaginário. O professor de Educação Infantil precisa produzir-se a partir daí¬ como educador da ciberinfância, ter clareza destas mudanças e destes novos espaços educacionais, a fim de reconfigurar a sua prática pedagógica, respondendo às novas demandas da sala de aula. Nesta perspectiva, este objeto de aprendizagem pretende problematizar as relações entre a infância e o mundo digital atual e globalizado. Muitos ciberinfantes têm acesso às tecnologias desde que nascem, entende de iní¬cio o computador como um brinquedo, no entanto, nós professores precisamos cada vez mais entender seus efeito sobre a constituição do sujeito infantil, visto que tal tecnologia é atravessada por diferentes valores culturais. Desta forma, este objeto se propõe a apresentar uma linha do tempo, mostrando a evolução dos espaços digitais das crianças, suas implicações pedagógicas e culturais. Dentre os principais conceitos a serem discutidos, destacam-se: (1) os primeiros jogos para computador e a introdução da informática no cotidiano das crianças; (2) os softwares educativos, sua disseminação e implicações pedagógicas; (3) os portais comerciais e sua influência na produção da cultura infantil e (4) os softwares sociais e as novas formas de relação interpessoal das crianças. As atividades do objeto serão em forma de desafios, favorecendo a reflexão sobre os temas abordados. Também serão disponibilizados recursos como um guia para o professor com propostas metodológicas, leituras complementares, vídeos e glossário. O objeto será enquadrado no padrão LTSC de metadados, permitindo seu encontro através de qualquer site de busca. Uma das características deste objeto é a sua vinculação deste com disciplinas de graduação e pós-graduação, cursos da UAB e cursos de formação de professores de Educação Infantil de caráter extensivo. pt_BR
dc.rights.cost no pt_BR
dc.rights.copyright no pt_BR
dc.type.interactivityLevel medium pt_BR
dc.audience.intendedEndUserRole techer pt_BR


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account