Title: | O professor 2.0 da ciberinfância |
Author: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Abstract: | O objeto tem por tema a infância que convive com as tecnologias digitais, denominada de ciberinfância e sua relação/integração com as práticas pedagógicas no espaço escolar. Esses são crianças que conhecem o computador desde que nasceram e navegam, se comunicam, interage através da Internet com maior naturalidade/familiaridade. Assim utiliza-se o conceito de Prensky, nativos digitais, para definir essa geração. Pode-se dizer que essa geração vive no mundo da Web 2.0, que significa uma segunda geração de serviços de internet, os quais visam a participação, comunicação, interação e produção do usuário. Atualmente, observa-se que algumas escolas não levam em consideração os recursos que as crianças já estão familiarizadas, gostam e se interessam, assim as instituições apresentam dificuldades em inserir-se no mundo dos ciberinfantes, por isso, o objetivo deste objeto de aprendizagem é pesquisar e disponibilizar aos professores desta geração material didático-pedagógico digital acerca de possíveis práticas pedagógicas que contemplem a ciberinfância, de forma que os professores se familiarizem com as tecnologias da sociedade contemporânea. Assim os principais tópicos que serão abordados referem-se às (1) nativos digitais, (2) o professor como imigrante digital, (3) softwares sociais e web 2.0 e (4) práticas pedagógicas do professor 2.0. Este objeto também apresentará um guia para usuário, desafios, atividades, glossário, entrevistas/vídeos, textos e uma midiateca com links de diversas mídias sobre a temática. |
URI: |
http://www.nuted.edu.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2009/professor20
http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/123456789/307 |
Date: | -03-01 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
There are no files associated with this item. |