dc.contributor.author |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2011-03-21T20:22:06Z |
|
dc.date.available |
2011-03-21T20:22:06Z |
|
dc.date.issued |
-03-01 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.nuted.edu.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2009/professor20 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/123456789/307 |
|
dc.description.abstract |
O objeto tem por tema a infância que convive com as tecnologias digitais, denominada de ciberinfância e sua relação/integração com as práticas pedagógicas no espaço escolar. Esses são crianças que conhecem o computador desde que nasceram e navegam, se comunicam, interage através da Internet com maior naturalidade/familiaridade. Assim utiliza-se o conceito de Prensky, nativos digitais, para definir essa geração. Pode-se dizer que essa geração vive no mundo da Web 2.0, que significa uma segunda geração de serviços de internet, os quais visam a participação, comunicação, interação e produção do usuário. Atualmente, observa-se que algumas escolas não levam em consideração os recursos que as crianças já estão familiarizadas, gostam e se interessam, assim as instituições apresentam dificuldades em inserir-se no mundo dos ciberinfantes, por isso, o objetivo deste objeto de aprendizagem é pesquisar e disponibilizar aos professores desta geração material didático-pedagógico digital acerca de possíveis práticas pedagógicas que contemplem a ciberinfância, de forma que os professores se familiarizem com as tecnologias da sociedade contemporânea. Assim os principais tópicos que serão abordados referem-se às (1) nativos digitais, (2) o professor como imigrante digital, (3) softwares sociais e web 2.0 e (4) práticas pedagógicas do professor 2.0. Este objeto também apresentará um guia para usuário, desafios, atividades, glossário, entrevistas/vídeos, textos e uma midiateca com links de diversas mídias sobre a temática. |
pt_BR |
dc.format.extent |
62914560 |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
text/html |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
image/jpeg |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/vnd.ms-powerpoint |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/msword |
pt_BR |
dc.language.iso |
PT-BR |
pt_BR |
dc.relation.requires |
any |
pt_BR |
dc.rights |
Livre |
pt_BR |
dc.subject |
Infâncias |
pt_BR |
dc.subject |
Ciberinfância |
pt_BR |
dc.subject |
Nativos Digitais |
pt_BR |
dc.title |
O professor 2.0 da ciberinfância |
pt_BR |
dc.description.version |
1 |
pt_BR |
dc.description.status |
final |
pt_BR |
dc.type.interactivitytype |
mixed |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
exercise |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
lecture |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
slide |
pt_BR |
dc.format.duration |
PT20H00M00S |
pt_BR |
dc.audience.educationLevel |
school |
pt_BR |
dc.audience.age |
Educação Superior |
pt_BR |
dc.type.usedescription |
A estrutura/conteúdo do objeto é composta por um guia, midiateca, glossário e os 4 módulos através dos quais o aluno/professor pode iniciar as suas atividades do ponto onde lhe for mais conveniente para sua aprendizagem. |
pt_BR |
dc.rights.cost |
no |
pt_BR |
dc.rights.copyright |
yes |
pt_BR |
dc.type.interactivityLevel |
medium |
pt_BR |
dc.audience.intendedEndUserRole |
techer |
pt_BR |