Relações do Vídeo Digital com o conceito de imagem, tecnologia e informação

DSpace Repository

Relações do Vídeo Digital com o conceito de imagem, tecnologia e informação

Show full item record

Title: Relações do Vídeo Digital com o conceito de imagem, tecnologia e informação
Author: Semeler, Alexandre
Abstract: Aborda conceitos a respeito de tecnologias da imagem. Delimita o estudo do vídeo enquanto imagem, tecnologia e informação. Justifica-se como um estudo a respeito das tecnologias da imagem, no contexto da Comunicação e Informação. Tem por objetivo geral identificar fundamentos gerais da imagem técnica que possibilitam o entendimento do vídeo digital e de suas generalidades. Os principais autores da fundamentação teórica são: Abraham Moles, Arlindo Machado, Philippe Dubois, Lev Manovich, Lucia Santaella, Yves-François Le Coadic, Silvia Martin e Vilém Flusser os quais abordam temas sobre informação estética, filosofia da imagem técnica, máquinas de imagens (fotografia, cinema, televisão, vídeo e computador), territórios da Comunicação e Informação, a Ciência da Informação e a linguagem do vídeo. Apresenta, na metodologia, análise de um método videográfico, através da exploração de softwares de edição digital de vídeo para web e desktop. Utiliza-se da pesquisa bibliográfica para garantir os preceitos teóricos do vídeo. Busca subsídios metodológicos para compreensão da produção, edição e montagem de imagens técnicas – um modo de se escrever com imagens e sons – vídeografia. Como resultado técnico da exploração prática com a vídeografia obteve-se os vídeos: A Civilização das Imagens; As Imagens Técnicas; e Os Aparelhos de Flusser. Conclui que: as distintas mensagens videográficas constituem-se de elementos semânticos e estéticos, agrupados de maneiras diferentes; no exercício da vídeografia, um receptor de vídeo pode manipular a imagem, editar para, depois, recompô-las como suas próprias mensagens; a linguagem do vídeo (enquanto imagem eletrônica ou digital) não é exata ou sistemática e não adota nenhum conceito normativo enquanto expressão; o vídeo digital perde sua especificidade hibridizando-se com o computador e passa a atuar como uma ferramenta do mesmo, influenciado por referências que vêm de múltiplas áreas do conhecimento como as Artes Plásticas, a Literatura, a Música, a Filosofia e a Comunicação.
URI: http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/123456789/500
Date: 2011-04-25


Files in this item

Files Size Format View
video.zip 77.92Kb Unknown View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

ihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ Except where otherwise noted, this item's license is described as ihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account