PEDESIGN - Desig Pedagógico

DSpace Repository

PEDESIGN - Desig Pedagógico

Show full item record

Title: PEDESIGN - Desig Pedagógico
Author: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Abstract: O Objeto de Aprendizagem PEDESIGN é uma entidade digital desenvolvida com o objetivo de gerar discussões a respeito do papel do design pedagógico no processo de construção do conhecimento dos usuários. Logo, esse objeto visa articular fatores técnicos e pressupostos educacionais no desenvolvimento de um design pedagógico. Nessa perspectiva, pretende-se discutir aspectos importantes na construção de interfaces apoiadas no design pedagógico. Tais fatores possibilitarão a interatividade entre o aprendiz e o material educacional digital e, de acordo com a dinâmica do curso, a interação entre os usuários. Assim, será possível alcançar uma aprendizagem significativa. O objeto disponibiliza conteúdos hipermídia que incentivam a autonomia do sujeito, possibilitando a construção do conhecimento do usuário. A sua organização em forma de desafios propicia a vivência e exploração dos conteúdos abordados através das situações de aprendizagem simuladas por meio da interatividade via interface. Este objeto pode ser utilizado em aulas presenciais ou ainda integrado a diferentes ambientes virtuais de aprendizagem, conforme as intenções pedagógicas de cada professor. A navegação pelos conteúdos foi planejada para ocorrer de forma não-linear, de modo que o usuário possa elaborar os seus próprios caminhos de navegação de acordo com a lógica do seu raciocínio. Neste guia é sugerida uma ordem de exploração que pode ou não ser utilizada, dependendo da dinâmica adotada pelo professor. Há também a possibilidade de se trabalhar com o objeto como um todo, ou utilizar apenas tópicos específicos que atendam as suas necessidades pedagógicas.
URI: http://www.nuted.edu.ufrgs.br/pedesign
http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/pedesign
http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/123456789/430
Date: -02-19


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account