Software social na educação infantil

DSpace Repository

Software social na educação infantil

Show simple item record

dc.contributor.author SEAD UFRGS pt_BR
dc.date.accessioned 2011-03-21T20:21:55Z
dc.date.available 2011-03-21T20:21:55Z
dc.date.issued -01-19 pt_BR
dc.identifier.uri www.nuted.edu.ufrgs.br/ei2008 pt_BR
dc.identifier.uri www.nuted.edu.ufrgs.br/ei2008/ciberinfancia pt_BR
dc.identifier.uri www.nuted.edu.ufrgs.br/objetos pt_BR
dc.identifier.uri http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/123456789/101
dc.description.abstract Os espaços infantis vêm sofrendo grandes mudanças, reconfigurando as noções de tempo e espaço das crianças. Por sua vez, estas estão entrando em contato com a linguagem informática cada vez mais cedo. Atualmente estão surgindo na Internet novas ferramentas que são chamadas de Web 2.0, na qual está inserido o software social. Este tipo de ferramenta permite milhares de possibilidades de comunicação entre seus usuários e, conseqüentemente, novos modelos de relação na sociedade em rede. Este contexto modifica os modos de pensar destas crianças e a forma como elas aprendem, levando o professor a prestar mais atenção na importância da aprendizagem informal proporcionadas pela Internet e pelos softwares sociais. Logo o principal objetivo desta proposta é proporcionar ao educador infantil um novo olhar sobre suas práticas pedagógicas, enfocando o uso/aplicação do software social no espaço pedagógico da Educação Infantil. Assim, este objeto terá como conteúdos principais: (1) a metamorfose da sala de aula atual; (2) o novo perfil dos alunos/professores; (3) apresentação de diversos softwares sociais que podem ser usados com crianças e (4) formas de construção/formulação de propostas pedagógicas utilizando software social. Para tanto, serão elaboradas apresentações, textos e vídeos que facilitem a compreensão do usuário do objeto sobre o tema. A metáfora visual e as atividades em forma de desafios proporcionarão uma aprendizagem autônoma e reflexiva, baseada na ação e reflexão sobre a ação de seu trabalho em sala de aula, buscando se vislumbrar uma articulação entre teoria e a prática para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Este objeto será o complemento do anterior (Objeto 1) que tratará do software social somente de forma informativa na linha do tempo. Neste, a idéia é aprofundar e detalhar este tema, como foi descrito anteriormente. Este objeto também será enquadrado no padrão LTSC de metadados para posterior catalogação e vinculação com disciplinas de graduação e pós-graduação, cursos da UAB e cursos de formação de professores de Educação Infantil de caráter extensivo. pt_BR
dc.format.extent 11534336 pt_BR
dc.format.mimetype text/html pt_BR
dc.language.iso PT-BR pt_BR
dc.relation.requires netscape communicator pt_BR
dc.rights Livre, desde que referenciados os autores. pt_BR
dc.subject Educação Infantil, Software Social, WEB 2.0 pt_BR
dc.title Software social na educação infantil pt_BR
dc.description.version 1 pt_BR
dc.description.status final pt_BR
dc.type.interactivitytype mixed pt_BR
dc.instructionalMethod figure pt_BR
dc.instructionalMethod slide pt_BR
dc.instructionalMethod lecture pt_BR
dc.instructionalMethod narrative pt_BR
dc.instructionalMethod index pt_BR
dc.instructionalMethod experiment pt_BR
dc.format.duration PT18H18M18S pt_BR
dc.audience.educationLevel school pt_BR
dc.audience.age adultos pt_BR
dc.type.usedescription Os espaços infantis vêm sofrendo grandes mudanças, reconfigurando as noções de tempo e espaço das crianças. Por sua vez, estas estão entrando em contato com a linguagem informática cada vez mais cedo. Atualmente estão surgindo na Internet novas ferramentas que são chamadas de Web 2.0, na qual está inserido o software social. Este tipo de ferramenta permite milhares de possibilidades de comunicação entre seus usuários e, conseqüentemente, novos modelos de relação na sociedade em rede. Este contexto modifica os modos de pensar destas crianças e a forma como elas aprendem, levando o professor a prestar mais atenção na importância da aprendizagem informal proporcionadas pela Internet e pelos softwares sociais. Logo o principal objetivo desta proposta é proporcionar ao educador infantil um novo olhar sobre suas práticas pedagógicas, enfocando o uso/aplicação do software social no espaço pedagógico da Educação Infantil. Assim, este objeto terá como conteúdos principais: (1) a metamorfose da sala de aula atual; (2) o novo perfil dos alunos/professores; (3) apresentação de diversos softwares sociais que podem ser usados com crianças e (4) formas de construção/formulação de propostas pedagógicas utilizando software social. Para tanto, serão elaboradas apresentações, textos e vídeos que facilitem a compreensão do usuário do objeto sobre o tema. A metáfora visual e as atividades em forma de desafios proporcionarão uma aprendizagem autônoma e reflexiva, baseada na ação e reflexão sobre a ação de seu trabalho em sala de aula, buscando se vislumbrar uma articulação entre teoria e a prática para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Este objeto será o complemento do anterior (Objeto 1) que tratará do software social somente de forma informativa na linha do tempo. Neste, a idéia é aprofundar e detalhar este tema, como foi descrito anteriormente. Este objeto também será enquadrado no padrão LTSC de metadados para posterior catalogação e vinculação com disciplinas de graduação e pós-graduação, cursos da UAB e cursos de formação de professores de Educação Infantil de caráter extensivo. pt_BR
dc.rights.cost no pt_BR
dc.rights.copyright no pt_BR
dc.type.interactivityLevel medium pt_BR
dc.audience.intendedEndUserRole techer pt_BR


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account