dc.contributor.author |
SEAD UFRGS |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2011-03-21T20:22:06Z |
|
dc.date.available |
2011-03-21T20:22:06Z |
|
dc.date.issued |
-01-19 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
www.nuted.edu.ufrgs.br/gestead |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
www.nuted.edu.ufrgs.br/objetos |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/123456789/290 |
|
dc.description.abstract |
Este objeto pretende realizar um embasamento teórico-prático sobre o tema Gestão da Educação a Distância destacando as estratégias didáticas, comunicacionais e tecnológicas da EAD. Pretende-se, a partir deste estudo, enfocar a construção de Competências e Habilidades, tanto as que os sujeitos precisam ter (para participar de um curso semi-presencial ou totalmente a distância) quanto as que eles irão construir para se tornarem alunos on-line. Dentre os principais conceitos a serem discutidos, destacam-se: (1) Etapas do processo de gestão do desenvolvimento de cursos à distância ou na modalidade semi-presencial, (2) Referencias da Gestão de EAD, entre eles: desenho do projeto, compromisso dos gestores, equipe multidisciplinar, recursos educacionais, infra-estrutura, avaliação contínua, infraestrutura tecnológica, arquitetura pedagógica para cursos de EAD, entre outros; (3) Diferenças entre estrutura de Educação a distância e a Educação Presencial (4) Diretrizes e Estratégias didáticas, comunicacionais e tecnológicas em EAD; (4) Competências e habilidades para o desenvolvimento de uma prática pedagógica em EAD: caminhos para construir o perfil de alunos para promover a aprendizagem online; (5) Competências dos agentes que promovem a prática em EAD: perfil do professor e tutor; bem como, (6) Exemplos de aplicabilidade de Cursos e projetos de EAD. Logo, o objetivo da presente proposta é abordar as características e finalidades da gestão da EAD, com ênfase na definição/construção de competências e habilidades dos participantes. Cabe elucidar que todas as ferramentas utilizadas e referenciadas no objeto estarão disponíveis tanto na Web quanto em conexão off-line. A construção do objeto será baseada em módulos, sendo possível agregá-lo todo ou em parte a outros objetos como o ARQUEAD (Arquiteturas Pedagógicas para EAD- desenvolvido no edital 05_2007) e/ou o de AvalEaD - Avaliação em EAD (objeto 2 descrito a seguir). Destacam-se como características principais, a possibilidade de utilização deste nas disciplinas de graduação, pós-graduação, PEAD, cursos da UAB, cursos de capacitação em EAD promovidos na modalidade extensiva e as disciplinas de instrumentalização em EAD. O objeto será acompanhado de um manual específico de utilização/guia, destacando aspectos relacionados às diferentes teorias e propostas metodológicas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1048576 |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
text/html |
pt_BR |
dc.language.iso |
PT-BR |
pt_BR |
dc.relation.requires |
any |
pt_BR |
dc.rights |
Livre, desde que referenciados os autores. |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão, Educação a distância |
pt_BR |
dc.title |
GESTEAD - Gestão da EAD |
pt_BR |
dc.description.version |
1 |
pt_BR |
dc.description.status |
final |
pt_BR |
dc.type.interactivitytype |
mixed |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
simulation |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
figure |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
lecture |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
problem |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
slide |
pt_BR |
dc.format.duration |
PT18H18M18S |
pt_BR |
dc.audience.educationLevel |
higher education |
pt_BR |
dc.audience.educationLevel |
training |
pt_BR |
dc.audience.age |
adultos |
pt_BR |
dc.type.usedescription |
Este objeto pretende realizar um embasamento teórico-prático sobre o tema Gestão da Educação a Distância destacando as estratégias didáticas, comunicacionais e tecnológicas da EAD. Pretende-se, a partir deste estudo, enfocar a construção de Competências e Habilidades, tanto as que os sujeitos precisam ter (para participar de um curso semi-presencial ou totalmente a distância) quanto as que eles irão construir para se tornarem alunos on-line. Dentre os principais conceitos a serem discutidos, destacam-se: (1) Etapas do processo de gestão do desenvolvimento de cursos à distância ou na modalidade semi-presencial, (2) Referencias da Gestão de EAD, entre eles: desenho do projeto, compromisso dos gestores, equipe multidisciplinar, recursos educacionais, infra-estrutura, avaliação contínua, infraestrutura tecnológica, arquitetura pedagógica para cursos de EAD, entre outros; (3) Diferenças entre estrutura de Educação a distância e a Educação Presencial (4) Diretrizes e Estratégias didáticas, comunicacionais e tecnológicas em EAD; (4) Competências e habilidades para o desenvolvimento de uma prática pedagógica em EAD: caminhos para construir o perfil de alunos para promover a aprendizagem online; (5) Competências dos agentes que promovem a prática em EAD: perfil do professor e tutor; bem como, (6) Exemplos de aplicabilidade de Cursos e projetos de EAD. Logo, o objetivo da presente proposta é abordar as características e finalidades da gestão da EAD, com ênfase na definição/construção de competências e habilidades dos participantes. Cabe elucidar que todas as ferramentas utilizadas e referenciadas no objeto estarão disponíveis tanto na Web quanto em conexão off-line. A construção do objeto será baseada em módulos, sendo possível agregá-lo todo ou em parte a outros objetos como o ARQUEAD (Arquiteturas Pedagógicas para EAD- desenvolvido no edital 05_2007) e/ou o de AvalEaD - Avaliação em EAD (objeto 2 descrito a seguir). Destacam-se como características principais, a possibilidade de utilização deste nas disciplinas de graduação, pós-graduação, PEAD, cursos da UAB, cursos de capacitação em EAD promovidos na modalidade extensiva e as disciplinas de instrumentalização em EAD. O objeto será acompanhado de um manual específico de utilização/guia, destacando aspectos relacionados às diferentes teorias e propostas metodológicas. |
pt_BR |
dc.rights.cost |
no |
pt_BR |
dc.rights.copyright |
no |
pt_BR |
dc.type.interactivityLevel |
medium |
pt_BR |
dc.audience.intendedEndUserRole |
techer |
pt_BR |