GESTEAD - Gestão da EAD

DSpace Repository

GESTEAD - Gestão da EAD

Show simple item record

dc.contributor.author SEAD UFRGS pt_BR
dc.date.accessioned 2011-03-21T20:22:06Z
dc.date.available 2011-03-21T20:22:06Z
dc.date.issued -01-19 pt_BR
dc.identifier.uri www.nuted.edu.ufrgs.br/gestead pt_BR
dc.identifier.uri www.nuted.edu.ufrgs.br/objetos pt_BR
dc.identifier.uri http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/123456789/290
dc.description.abstract Este objeto pretende realizar um embasamento teórico-prático sobre o tema Gestão da Educação a Distância destacando as estratégias didáticas, comunicacionais e tecnológicas da EAD. Pretende-se, a partir deste estudo, enfocar a construção de Competências e Habilidades, tanto as que os sujeitos precisam ter (para participar de um curso semi-presencial ou totalmente a distância) quanto as que eles irão construir para se tornarem alunos on-line. Dentre os principais conceitos a serem discutidos, destacam-se: (1) Etapas do processo de gestão do desenvolvimento de cursos à distância ou na modalidade semi-presencial, (2) Referencias da Gestão de EAD, entre eles: desenho do projeto, compromisso dos gestores, equipe multidisciplinar, recursos educacionais, infra-estrutura, avaliação contínua, infraestrutura tecnológica, arquitetura pedagógica para cursos de EAD, entre outros; (3) Diferenças entre estrutura de Educação a distância e a Educação Presencial (4) Diretrizes e Estratégias didáticas, comunicacionais e tecnológicas em EAD; (4) Competências e habilidades para o desenvolvimento de uma prática pedagógica em EAD: caminhos para construir o perfil de alunos para promover a aprendizagem online; (5) Competências dos agentes que promovem a prática em EAD: perfil do professor e tutor; bem como, (6) Exemplos de aplicabilidade de Cursos e projetos de EAD. Logo, o objetivo da presente proposta é abordar as características e finalidades da gestão da EAD, com ênfase na definição/construção de competências e habilidades dos participantes. Cabe elucidar que todas as ferramentas utilizadas e referenciadas no objeto estarão disponíveis tanto na Web quanto em conexão off-line. A construção do objeto será baseada em módulos, sendo possível agregá-lo todo ou em parte a outros objetos como o ARQUEAD (Arquiteturas Pedagógicas para EAD- desenvolvido no edital 05_2007) e/ou o de AvalEaD - Avaliação em EAD (objeto 2 descrito a seguir). Destacam-se como características principais, a possibilidade de utilização deste nas disciplinas de graduação, pós-graduação, PEAD, cursos da UAB, cursos de capacitação em EAD promovidos na modalidade extensiva e as disciplinas de instrumentalização em EAD. O objeto será acompanhado de um manual específico de utilização/guia, destacando aspectos relacionados às diferentes teorias e propostas metodológicas. pt_BR
dc.format.extent 1048576 pt_BR
dc.format.mimetype text/html pt_BR
dc.language.iso PT-BR pt_BR
dc.relation.requires any pt_BR
dc.rights Livre, desde que referenciados os autores. pt_BR
dc.subject Gestão, Educação a distância pt_BR
dc.title GESTEAD - Gestão da EAD pt_BR
dc.description.version 1 pt_BR
dc.description.status final pt_BR
dc.type.interactivitytype mixed pt_BR
dc.instructionalMethod simulation pt_BR
dc.instructionalMethod figure pt_BR
dc.instructionalMethod lecture pt_BR
dc.instructionalMethod problem pt_BR
dc.instructionalMethod slide pt_BR
dc.format.duration PT18H18M18S pt_BR
dc.audience.educationLevel higher education pt_BR
dc.audience.educationLevel training pt_BR
dc.audience.age adultos pt_BR
dc.type.usedescription Este objeto pretende realizar um embasamento teórico-prático sobre o tema Gestão da Educação a Distância destacando as estratégias didáticas, comunicacionais e tecnológicas da EAD. Pretende-se, a partir deste estudo, enfocar a construção de Competências e Habilidades, tanto as que os sujeitos precisam ter (para participar de um curso semi-presencial ou totalmente a distância) quanto as que eles irão construir para se tornarem alunos on-line. Dentre os principais conceitos a serem discutidos, destacam-se: (1) Etapas do processo de gestão do desenvolvimento de cursos à distância ou na modalidade semi-presencial, (2) Referencias da Gestão de EAD, entre eles: desenho do projeto, compromisso dos gestores, equipe multidisciplinar, recursos educacionais, infra-estrutura, avaliação contínua, infraestrutura tecnológica, arquitetura pedagógica para cursos de EAD, entre outros; (3) Diferenças entre estrutura de Educação a distância e a Educação Presencial (4) Diretrizes e Estratégias didáticas, comunicacionais e tecnológicas em EAD; (4) Competências e habilidades para o desenvolvimento de uma prática pedagógica em EAD: caminhos para construir o perfil de alunos para promover a aprendizagem online; (5) Competências dos agentes que promovem a prática em EAD: perfil do professor e tutor; bem como, (6) Exemplos de aplicabilidade de Cursos e projetos de EAD. Logo, o objetivo da presente proposta é abordar as características e finalidades da gestão da EAD, com ênfase na definição/construção de competências e habilidades dos participantes. Cabe elucidar que todas as ferramentas utilizadas e referenciadas no objeto estarão disponíveis tanto na Web quanto em conexão off-line. A construção do objeto será baseada em módulos, sendo possível agregá-lo todo ou em parte a outros objetos como o ARQUEAD (Arquiteturas Pedagógicas para EAD- desenvolvido no edital 05_2007) e/ou o de AvalEaD - Avaliação em EAD (objeto 2 descrito a seguir). Destacam-se como características principais, a possibilidade de utilização deste nas disciplinas de graduação, pós-graduação, PEAD, cursos da UAB, cursos de capacitação em EAD promovidos na modalidade extensiva e as disciplinas de instrumentalização em EAD. O objeto será acompanhado de um manual específico de utilização/guia, destacando aspectos relacionados às diferentes teorias e propostas metodológicas. pt_BR
dc.rights.cost no pt_BR
dc.rights.copyright no pt_BR
dc.type.interactivityLevel medium pt_BR
dc.audience.intendedEndUserRole techer pt_BR


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account