dc.contributor.author |
UFRGS |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2011-03-21T20:22:02Z |
|
dc.date.available |
2011-03-21T20:22:02Z |
|
dc.date.issued |
-03-01 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.nuted.ufrgs.br/interad |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/123456789/228 |
|
dc.description.abstract |
O objeto de Aprendizagem OA INTERAD possui como tema central as diferentes metodologias para construção de materiais educacionais digitais - MED s - tendo como referencia as metas do design pedagógico DP - e a relação usuário-interface. O DP considera os planejamentos técnico, gráfico e o pedagógico durante a elaboração dos MED s. A interface é centrada no usuário e foi projetada com base nesses três fatores que apóiam a ação dos alunos sobre estes materiais. Sendo assim, o OA versa sobre o processo de construção dos MED s através da reflexão das seguintes etapas de construção: 1) Planejamento pedagógico: foram estudadas as teorias de aprendizagem; os termos interação e interatividade ; o processo de análise de perfis de usuários, de planejamento e organização de conteúdo e de elaboração de objetivos pedagógicos. 2) Planejamento Técnico: foram analisados fatores ergonômicos e do processo de elaboração de storyboard dos MED s. 3) Planejamento Gráfico: realizaram-se as conceituações de comunicação e de design de interface , sendo que essas foram relacionadas a fatores de linguagem visual e ao planejamento da relação usuário-interface. Para tal, foram desenvolvidos os seguintes conteúdos: (A) Planejamento visual de MED s a partir do perfil do usuário; (B) Consistência dos elementos de interface em relação à unidade visual do MED; (C) Teoria estética; (D) Utilização da imagem; (E) Ícones de interface, (F) Teoria da carga cognitiva. Objetiva-se, por meio desse OA, contribuir para a construção de materiais educacionais digitais que incentivem a ação crítica, interativa, investigativa e criativa do aluno, da mesma forma que na formação de educadores, designers, técnicos em informática e desenvolvedores de MEDs. |
pt_BR |
dc.format.extent |
54525952 |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
audio/gif |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
image/jpeg |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/vnd.ms-powerpoint |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
text/html |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/msword |
pt_BR |
dc.language.iso |
PT-BR |
pt_BR |
dc.relation.requires |
any |
pt_BR |
dc.rights |
Livre |
pt_BR |
dc.subject |
Interfaces |
pt_BR |
dc.subject |
Digitais |
pt_BR |
dc.subject |
EAD |
pt_BR |
dc.title |
INTERAD - Interfaces Interativas Digitais na Educação |
pt_BR |
dc.description.version |
1 |
pt_BR |
dc.description.status |
final |
pt_BR |
dc.type.interactivitytype |
mixed |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
exercise |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
slide |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
lecture |
pt_BR |
dc.format.duration |
PT20H00M00S |
pt_BR |
dc.audience.educationLevel |
school |
pt_BR |
dc.audience.educationLevel |
higher education |
pt_BR |
dc.audience.age |
Educação Superior |
pt_BR |
dc.type.usedescription |
O INTERAD contem 4 módulos cada um, possuindo, também, textos, glossários, midiatecas, desafios, leituras complementares, entre outros. |
pt_BR |
dc.rights.cost |
no |
pt_BR |
dc.rights.copyright |
yes |
pt_BR |
dc.type.interactivityLevel |
medium |
pt_BR |
dc.audience.intendedEndUserRole |
techer |
pt_BR |
dc.audience.intendedEndUserRole |
learner |
pt_BR |