dc.contributor.author |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2011-03-21T20:21:58Z |
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dc.date.available |
2011-03-21T20:21:58Z |
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dc.date.issued |
Ano-03-01 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.nuted.edu.ufrgs.br/objetos_de_aprendizagem/2009/criativas |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/123456789/151 |
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dc.description.abstract |
A criatividade é um tema que vem sendo discutido constantemente na educação. Atualmente, existem diversas definições para o conceito de criatividade, bem como, o que é ser criativo. Assim, apresentamos que a Web 2.0 proporciona espaços virtuais para o processo criativo, através de suas ferramentas e das possibilidades de interações proporcionadas pela rede. Este objeto de aprendizagem busca analisar, especificamente, o caráter criativo das ações na construção do conhecimento de si e do mundo, colocando em destaque conceitos que permitem enfocar a inteligência, em sua função indissociável de adaptação e de organização. Nesse sentido, os softwares sociais, presentes na web 2.0, podem proporcionar aos sujeitos situações práticas em que se possa analisar e refletir sobre as ações e seus resultados, compreendendo-os na medida em que sua mente cria instrumentos para interpretá-los. Os principais tópicos a serem abordados neste objeto são: (1) definições de criatividade, (2) o ciberinfante criativo, (3) espaços criativos na web 2.0 e (4) planejando de forma criativa. O objeto também apresenta um guia para usuários, desafios, atividades, glossário, entrevistas/vídeos, textos e uma midiateca com links de diversas mídias sobre a temática. Este objeto poderá ser agregado e utilizado de forma conjunta/integrada ao objeto 1, O professor 2.0 da ciberinfância , descrito anteriormente. |
pt_BR |
dc.format.extent |
52428800 |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
text/html |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
image/jpeg |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/vnd.ms-powerpoint |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
PT-BR |
pt_BR |
dc.relation.requires |
any |
pt_BR |
dc.rights |
Livre |
pt_BR |
dc.subject |
Criatividade |
pt_BR |
dc.subject |
Ciberinfante criativo |
pt_BR |
dc.subject |
Espaços criativos na web 2.0 |
pt_BR |
dc.title |
Práticas criativas na Web 2.0 |
pt_BR |
dc.description.version |
1 |
pt_BR |
dc.description.status |
final |
pt_BR |
dc.type.interactivitytype |
mixed |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
exercise |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
slide |
pt_BR |
dc.instructionalMethod |
lecture |
pt_BR |
dc.format.duration |
PT20H00M00S |
pt_BR |
dc.audience.educationLevel |
higher education |
pt_BR |
dc.audience.educationLevel |
school |
pt_BR |
dc.audience.age |
Educação Superior |
pt_BR |
dc.type.usedescription |
O objeto possui uma estrutura/conteúdo com um guia, midiateca, glossário e os 4 módulos através dos quais o aluno/professor pode iniciar as suas atividades do ponto onde lhe for mais conveniente para sua aprendizagem. |
pt_BR |
dc.rights.cost |
no |
pt_BR |
dc.rights.copyright |
yes |
pt_BR |
dc.type.interactivityLevel |
medium |
pt_BR |
dc.audience.intendedEndUserRole |
techer |
pt_BR |